LBS Advogados - Loguercio - Beiro - Surian

1922, 2022, 2122...
< Artigos

2022 é o ano das centenas.

 

Bicentenário da Independência e centenário da Semana de Arte Moderna.

 

Dois eventos separados, entrelaçados, e que exigem revisita.

 

São dois rompimentos de ordem, rompimentos com o velho.

 

A Independência solidificando um novo País – ainda hoje líquido.

 

A Semana (e no correr do ano certamente se aprofundará a discussão sobre se foi ou não tão pioneira assim) rompendo com as fórmulas culturais então estabelecidas, com as regras formais do passado, que acorrentavam o desenvolvimento artístico, tentando construir um futuro de independência cultural.

 

A renovação estética, iconoclasta, inspirada nas transformações vanguardistas europeias, foi fruto da ação de um conjunto de artistas e intelectuais, do porte de Oswald e Mário de Andrade, Anita Malfatti, Graça Aranha, Sérgio Buarque de Hollanda e outros.

 

Ainda hoje nos beneficiamos de seu pioneirismo e da agitação cultural daquela década, mas é necessário seguir adiante. A cultura e a arte são mais significativas quanto mais próxima estão do povo, quanto mais se descobrem nas frestas e nas pedrinhas miudinhas; cem anos depois precisamos seguir os Krenaks, os Simas, os Emicidas, os Criolos e tantos outros que talvez tivessem sido barrados às portas do Teatro Municipal na gloriosa noite de 13 de fevereiro de 1922.

 

Nossa independência precisa evoluir de nível, com o aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas e o combate prioritário à desigualdade, encerrando o capítulo autoritário e negacionista de nosso segundo centenário.

Comemoraremos ainda outros centenários: do nascimento de Saramago, Brizola e Darcy Ribeiro; da fundação do PCB e do falecimento do pré-modernista Lima Barreto.

 

Inauguremos um novo centenário, sem “fake News”, sem negacionismo, com valorização da cultura popular.

 

Por um 22 libertador!

 

 

Nilo Beiro

Nilo Beiro

Sócio, Direito do Trabalho, Direito Sindical, Direito dos Bancários E-mail: nilo@lbs.adv.br

Últimos artigos