Na última sexta-feira, 24 de maio, um bancário do banco Safra foi reintegrado ao trabalho depois de ter sido demitido no retorno da licença por acidente de trabalho. O funcionário possuía uma longa história no banco, e sempre foi reconhecido por sua excelência na função. Porém, nos últimos anos, precisou se ausentar da ocupação por problemas de saúde causados por acidente de trabalho.
Na volta ao emprego, no fim de 2023, após o término da licença acidente de trabalho, o bancário foi demitido sem justa causa.
O bancário, junto ao jurídico do Sindicato dos Bancários do DF representado pela LBS Advogadas e Advogados, ajuizou reclamação trabalhista para tentar reverter a dispensa ilegal. A decisão liminar foi deferida, determinando o retorno imediato do bancário ao trabalho e o restabelecimento de todos os direitos cabíveis antes da dispensa ilegal.
A decisão se baseou na consistência dos laudos e atestados médicos que comprovaram que, na data dispensa, o bancário ainda estava incapacitado em razão do acidente e, por isso, não poderia ter sido dispensado. O bancário retornará ao trabalho e ainda receberá todos os salários e demais verbas suprimidas indevidamente durante esse período.