No dia 10 de agosto, o Relator da MP nº 1.045, Deputado Federal Christino Áureo (PP-RJ), apresentou ao Plenário da Câmara novo texto da MP, uma Subemenda Substitutiva que acatou emendas no momento da votação. O mérito do texto foi aprovado e, em 11 e 12 de agosto, foram votados os destaques.
O texto, que seguiu para o Senado, é bastante prejudicial aos trabalhadores e às trabalhadoras: traz à tona dispositivos da MP da Carteira Verde-Amarela e cria três novas modalidades de contratação precarizadas: o Priore – Programa Primeira Oportunidade e Reinserção no Emprego; o Requip – Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva; e o Programa Nacional de Prestação de Serviço Social Voluntário.
Além disso, o texto contém diversas alterações da legislação trabalhista, que, assim como as novas modalidades de contratação, configuram matérias completamente estranhas ao conteúdo original da MP, inseridas como verdadeiros “jabutis”, prática considerada inconstitucional pelo STF.
Confira!
Clique aqui para baixar o arquivoJosé Eymard Loguercio
Sócio da LBS Advogados
E-mail: eymard@lbs.adv.br
Fernanda Caldas Giorgi
Sócia da LBS Advogados
E-mail: fernanda.giorgi@lbs.adv.br
Antonio Fernando Megale
Sócio da LBS Advogados
E-mail: antonio.megale@lbs.adv.br