Emendas ao PL nº 1.663/23 têm por objetivo alterar sistemática da contribuição sindical, mas podem atingir todo o custeio! Alerta!

  O PL nº 1.663, que altera e revoga dispositivos da Consolidação das Leis do Trabalho, foi apresentado em 5 de abril de 2023, pelo Deputado Fausto Santos Jr. (UNIÃO/AM).

  Durante sua tramitação na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, foram apresentados cinco substitutivos pelo Relator, Deputado Ossesio Silva (Republicanos-PE), sendo o último aprovado pela Comissão em 4 de novembro de 2024.

  As bancadas do governo e as Centrais se movimentaram para que o Relatório se mantivesse no limite do que pretendia: ajustes e correções, sem incluir temas que exigem mais debate e melhor solução. O Relatório foi fiel a esse limite.

  No entanto, em votação no Plenário, no dia 18 de fevereiro, foram apresentadas três emendas, duas delas com tema central para o movimento sindical e não abordado inicialmente no Projeto: a flexibilização do cancelamento da contribuição sindical por qualquer meio eletrônico ou por correspondência, dispensado o comparecimento pessoal.

  As emendas propostas afetam diretamente a forma como as entidades sindicais  se organizam e se financiam.

  O Grupo de Acompanhamento Legislativo do Fórum das Centrais Sindicais e as assessorias parlamentares estão acompanhando a tramitação e a votação, que deve ser retomada hoje.

  Após passar pela Câmara, o projeto segue ao exame do Senado Federal, casa revisora.

Para ler análise completa do último Substitutivo ao PL, clique no quadro:

Brasília, 19 de fevereiro de 2025.

Antonio Fernando Megale

Sócio da LBS Advogados
E-mail: antonio.megale@lbs.adv.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *